
(Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)
Município com forte agronegócio e também voltado para o turismo e a produção de bebidas, Santa Rita do Passa Quatro foi quem mais gerou emprego na Região Central do Estado de São Paulo no mês de outubro deste ano. O município registrou 574 admissões de trabalhadores contra 401 demissões, o que revela um saldo positivo de 173 vagas.
Em segundo lugar aparece Porto Ferreira, Município que se destaca por sua força fabril, principalmente abrigando centenas de empresas produtoras de cerâmica artística e artefatos de decoração. Outubro registrou 793 admissões e 699 demissões, com saldo positivo de 94 postos de trabalho gerados.
Os dados são medidos por pesquisa do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e inclui apenas os trabalhadores com trabalho formal, ou seja, com carteira profissional registrada e com os direitos trabalhistas previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Outros 12 municípios também apresentaram saldo positivo, como Itápolis (+78); Descalvado (+72); Araraquara (+64); Matão (+62); Ibaté (+52); São Carlos (+ 35); Nova Europa (+17); Rincão (+14); Dourado (+11); Motuca (+11); Fernando Prestes (+9) e Santa Ernestina (+7).
O município de Dobrada teve saldo zero, pois houve, em outubro, 27 contratações e 27 desligamentos de trabalhadores.