(19) 97 102-2464

NO AR

Programação 102

102esertaneja.com.br

Brasil

Terremoto de 7,6 atinge a região central do Japão; risco de grande tsunami é afastado

Publicada em 01/01/24 às 11:34h

por https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2024/01/01/terremoto-de-76-atinge-a-regiao-central-do-japao-pais-emitiu-alerta-de-tsunami.ghtml


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Yusuke Fukuhara / AFP)

Abalo foi um dos maiores desde o grande tremor de 2011, quando mais de 20 mil pessoas morreram e houve um desastre na central nuclear de Fukushima

O ano começou com um grande terremoto de 7,6 na escala Richter, registrado na região central do Japão. As autoridades ainda tentam estabelecer a extensão dos estragos em terra, e seguem alertas para a possibilidade de um grande tsunami na costa do país, um risco que o Serviço Geológico dos EUA já descartou. Além do Japão, outros três países da área emitiram alertas semelhantes.

O epicentro foi registrado a 42 km da cidade de Anamizu, na prefeitura de Ishikawa. Imediatamente as autoridades lançaram um alerta para o risco de um tsunami com ondas de até cinco metros de altura, algo que seria potencialmente destruidor. O tremor aconteceu a 10 km de profundidade, elevando o risco de danos.

"Terremotos mais rasos tendem a causar mais estragos do que em níveis intermediários e profundos, uma vez que a energia gerada por esses eventos é liberada mais perto da superfície, e assim produz abalos mais fortes do que aqueles localizados em áreas mais fundas da Terra. O terremoto na costa produziu abalos fortes em terra e causou um tsunami", afirmou, em nota, o Serviço Geológico dos EUA.

O alerta inicial foi bem mais maior do que a área diretamente atingida pelo terremoto, se estendendo por toda a costa Oeste japonesa, com diferentes graus de risco. Havia o temor de que as ondas pudessem chegar a até cinco metros de altura, algo que não se concretizou. Horas depois, o Serviço Geológico dos EUA disse que a probabilidade de ondas de tal magnitude foi definitivamente afastada, mas ondas menores, de até um metro, já foram registradas em algumas áreas.

Além do Japão, Rússia, Coreia do Norte e Coreia do Sul também emitiram alertas para o risco de tsunami. Segundo as autoridades sul-coreanas, foram registradas ondas de até 67cm, e elas não devem ultrapassar os 50cm de altura nas próximas horas. Mesmo assim, existe o risco de alagamento de áreas mais baixas. Na Rússia, o centro de monitoramento de tsunamis registrou ondas de até 30 cm em Vladivostok, principal cidade portuária do Extremo Oriente do país. No país, o alerta já foi cancelado.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(19) 97 102-2464

Copyright (c) 2024 - 102esertaneja
Converse conosco pelo Whatsapp!