É crucial combater a proliferação do Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya, ao longo de todo o ano. Mas especialmente no início do ano, quando há um aumento de chuvas e elevadas temperaturas, isso se torna mais evidente.
Com o intuito de alertar a população contra a proliferação do Aedes, a BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, destaca a importância de ações preventivas simples, mas ao mesmo tempo eficazes, para conter o avanço do inseto.
As arboviroses, como são chamadas essas doenças, são epidêmicas e transmitidas pela fêmea adulta do Aedes aegypti, mosquito que geralmente circula em regiões quentes e chuvosas.
Os principais sintomas dessas doenças incluem febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e nas articulações. Em casos mais graves, a doença pode resultar em hemorragia interna em órgãos e tecidos, levando à morte.
A forma mais eficaz de combater o mosquito Aedes é evitar sua reprodução, eliminando possíveis criadouros que acumulem água da chuva, como garrafas, pneus, vasos de plantas e calhas.