A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta quarta-feira (14), a Campanha da Fraternidade 2024 com o tema "Fraternidade e Amizade Social" e o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs". Neste ano, a campanha completa 60 anos O lançamento também contou com uma mensagem do Papa Francisco alertando sobre "divisão, indiferença, ódio e violência" entre as nações. "Somos convidados a construir uma verdadeira fraternidade universal, que favoreça a nossa vida em sociedade. Por isso, lembro da necessidade de estender o nosso amor a todo o ser vivo, vencendo fronteiras e superando as barreiras da geografia e do espaço", disse o Papa na mensagem.
De acordo com a CNBB, a campanha deste ano busca fazer um caminho quaresmal em três perspectivas:
Incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade;
Impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família;
Agir conforme a proposta da Quaresma de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.
"É desejo dos bispos que essa Campanha da Fraternidade seja curadora das nossas relações. Que nós aproveitemos o remédio da amizade social para curar as nossas relações crescendo e nos convertendo cada dia mais a fraternidade universal", disse o padre Jean Paul Hansen.