A Prefeitura Municipal de Pirassununga, o Campus Fernando Costa UPS Pirassununga e a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP), em parceria com a Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Rede All4Food, discutem proposta de parceria com o intuito de desenvolver e implementar soluções e inovações criativas circulares para o gerenciamento e valorização de resíduos sólidos urbanos, especialmente alimentares, contemplando ainda atenção aos resíduos ambientais de poda e jardinagem, assim como oriundos da construção civil.
Propósito que fundamenta no ambiente de aprendizagem experiencial e de desenvolvimento científico e tecnológico do Campus Fernando Costa e da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP / Pirassununga).
Espera-se que as atividades desenvolvidas projetem Pirassununga entre casos de sucesso (Brasil e Mundo) no desenvolvimento de soluções inovadoras e circulares (tecnológicas e sociais), ao mesmo tempo que contribuam para o impulsionamento do Município como polo estadual e nacional de desenvolvimento tecnológico em inovação e sustentabilidade de alimentos.
A Economia Circular tem se tornado um caminho essencial para a construção de sistemas de produção e consumo sustentáveis. A implementação da economia circular nas cidades pode representar o desenvolvimento de soluções e inovações sustentáveis, com o fomento de oportunidades econômicas e benefícios ambientais e sociais: redução da geração de resíduos, redução da insegurança alimentar atrelado a geração de novos negócios e empregos.
Abrindo a primeira agenda da parceria, foi apresentado na última sexta-feira (16) a concepção do Projeto “Inovação e Economia Circular na Transformação de Pirassununga em uma Cidade Mais Sustentável”. Coassinam o Projeto uma equipe interdisciplinar, composta por mais de 10 Professores da FZEA/USP e da UFRJ.