O papa Francisco disse neste domingo (24), durante a missa de Domingo de Ramos, que o atentado cometido pelo Estado Islâmico em Moscou na sexta-feira (22) foi uma "ação desumana que ofende a Deus". O ataque terrorista deixou 133 mortos e foi o maior na Rússia em 20 anos. No sábado (23), em um comunicado, o Estado Islâmico, que reivindicou a autoria, disse que o atentado faz parte de uma "guerra pelo islã" contra países que, segundo o grupo terrorista, atacam a religião. “Garanto minhas orações pelas vítimas do vil ataque terrorista perpetrado em Moscou, que o Senhor as receba em sua paz, conforte suas famílias e converta os corações daqueles que... realizam essas ações desumanas que ofendem a Deus”. disse o pontífice durante missa de Domingo de Ramos, na Praça São Pedro, no Vaticano.
Nas últimas semanas, Francisco, de 87 anos, tem sofrido de bronquite e gripe e delegou um assessor para ler seus dois discursos para ele. Neste domingo, no entanto, ele havia preparado o texto da homília para ler, mas desistiu no último minuto, segundo a agência de notícias Reuters.
Apesar de ter presidido a missa, o papa Francisco não leu a homília de Domingo de Ramos. Ele leu a oração do meio-dia e foi conduzido ao redor da multidão em um papamóvel