Um sensor desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV) identifica níveis de substâncias que são indicadores de várias doenças, como câncer e Parkinson.
Com custo de produção inferior a R$ 0,50, o dispositivo é capaz de fornecer as informações em apenas 3 minutos e em casa, por meio de um smartphone ou tablet.
O dispositivo usa uma tira de sensor flexível com eletrodos que, integrada a um analisador portátil, mede um amplo espectro de biomarcadores moleculares em três minutos, após receber gotas de urina humana, sem a necessidade de passar a amostra por etapas prévias de pré-tratamento.A análise é exibida em um dispositivo móvel (smartphone, laptop ou tablet) por meio de bluetooth. O equipamento pode facilitar a vida de pacientes que necessitam monitorar com frequência biomarcadores na urina como quem sofre de gota e tem de controlar os níveis de ácido úrico. “A integração de sensores químicos eletrônicos com dispositivos portáteis permite monitorar continuamente e remotamente os principais sinais vitais, níveis de metabólitos e biomarcadores dos pacientes em tempo real para apoiar a saúde e o bem-estar”, afirmou o pesquisador IFSC-USP Paulo Augusto Raymundo-Pereira.