Cinco pessoas foram presas em Araraquara em uma operação conjunta da Polícia Civil, nesta quarta-feira (10). O grupo é suspeito de integrar uma quadrilha especializada no golpe do falso leilão. Uma das vítimas perdeu R$ 87 mil e o prejuízo total pode chegar a R$ 500 mil.
A operação 'Operação Loki, deflagrada pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) do Goiás (GO), contou com o apoio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes ( Dise) de Araraquara. Segundo informações da Polícia Civil, as investigações começaram depois que um morador do estado de Goiás foi vítima de um golpe ao tentar comprar dois caminhões em um leilão. Após inúmeras diligências, a polícia chegou até a conta do golpe, sediada em Araraquara. "Eles atraíam as vítimas com fotos de veículos novos e preços bem abaixo do mercado, aí na ânsia de fazer o negócio, as pessoas fazem o depósito, mas esse carro não é entregue nunca", explicou Fernando Bravo, delegado de Araraquara.
A associação criminosa investigada utilizava-se de sites falsos de leilão de veículos para atrair as vítimas. Após o cadastro e participação das vítimas em um leilão dissimulado, elas eram induzidas a efetuar o pagamento do valor referente ao veículo “arrematado”, com a transferência dos valores para integrantes do grupo.
Quando as vítimas se deslocavam para o suposto pátio da “leiloeira” para retirar o veículo, se davam conta de que o pátio não existia ou que o leilão era falso.
Um dos suspeitos confessou como era o esquema, desde a montagem do site fraudulento até os saques finais, especificando as comissões de cada integrante da associação e a função de cada um dentro do núcleo criminoso.
Dos cinco alvos, dois foram presos ainda em flagrante, sendo um deles por tráfico de drogas e o outro por posse de arma de fogo.
De acordo com a Polícia Civil, a investigação da associação criminosa continua com o objetivo de identificar e localizar outros integrantes do grupo, além da localização e bloqueio de bens e valores obtidos ilicitamente.