No primeiro bimestre de 2024, Ribeirão Preto registrou 4.199 multas por dirigir com o celular na mão. O número é 49% maior que o registrado no mesmo período de 2023 e rendeu R$ 1,2 milhões em arrecadação para os cofres da cidade.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração é considerada gravíssima e o condutor flagrado pode perde 7 pontos na carteira, além de ser obrigado a pagar multa no valor de R$ 293.
Advogado especialista de trânsito, Rodrigo Paschoaloto explica que a lei se aplica não só a quem está falando no celular. Apenas o fato de segurá-lo já pode fazer com que o motorista seja penalizado.
"Se você não está falando no celular, você acredita que não seja infração de trânsito, mas a lei fala em manusear o celular, pegar com a mão, então o ato de pegar com a mão é a infração de trânsito".Responder mensagem de texto, mandar recados de voz e até mesmo mexer no celular enquanto ele está no painel do carro ou no guidão da moto é infração.
Dirigir é uma ação que exige atenção total do motorista e qualquer segundo de distração pode resultar em acidentes leves e graves.
O especialista conta que, ao manusear o celular, o condutor automaticamente esquece o entorno.
"A cada 11 segundos que você presta atenção no celular ,você vai andar três quarteirões com seu veículo a 60 km/h e você não viu pra onde foi e nem o que aconteceu ao lado".Por isso, o ideal é que qualquer ação com o celular seja feita com o carro parado.