
(Foto: Divulgação/Primeira Página)
A Santa Casa de Misericórdia de São Carlos deve fechar o ano de 2024 com déficit zero, ou seja, com um equilíbrio entre as receitas e as despesas e zerando as dívidas. A instituição conseguirá chegar a esta meta principalmente devido à criação da Tabela SUS Paulista, na gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Assim, o hospital filantrópico reverte as contas no vermelho dos dois anos anteriores. O hospital recebeu, dos órgãos oficiais de saúde, uma promoção pela sua eficiência em 2023.
A Santa Casa de São Carlos foi, no ano passado, o décimo melhor hospital paulista, perdendo apenas para os Hospitais das Clínicas de São Paulo e Ribeirão Preto, o Hospital da Unicamp, em Campinas e outras instituições de municípios de grande porte.
Além de São Carlos, a Santa Casa é o hospital de referência para média e alta complexidade, servindo ainda os municípios de Dourado, Ribeirão Bonito, Ibaté, Descalvado e Porto Ferreira, atendendo à uma população regional de 450 mil habitantes. Com a exceção de Porto Ferreira, onde o Hospital Dona Balbina, também uma irmandade de misericórdia, tem capacidade para atender casos de média complexidade, os demais hospitais podem atender apenas baixa complexidade.