(19) 97 102-2464

NO AR

TARDE SERTANEJA

Com Rafael Ferraz

Brasil

Ataques de javaporcos: como a aplicação de cercas pode ajudar produtores rurais a evitar prejuízos

Publicada em 09/05/24 às 09:17h

por https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/agrishow/noticia/2024/05/08/ataques-de-javaporcos-como-a-aplicacao-de-cercas-pode-ajudar-produtores-rurais-a-evitar-prejuizos.ghtml


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: TV TEM/Reprodução)

O aumento no aparecimento de animais silvestres no campo prejudica de forma expressiva a agricultura e a pecuária no Brasil. Considerada uma das cem piores espécies exóticas do mundo pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), o javali, por exemplo, busca refúgio em áreas de reflorestamento e avança sobre colheitas em busca de alimento.                                                                                                                                       

Para fazer frente a esse desafio, empresas que participaram da 29ª edição da Agrishow em Ribeirão Preto apresentaram soluções em cercas inteligentes e elétricas que prometem se adaptar ao comportamento desses animais.

No Brasil, o problema mais representativo está no javaporco, espécie que surgiu do cruzamento de javalis com os porcos domésticos. Além do alto poder reprodutivo, ele não têm predadores naturais, o que aumenta sua população e piora o cenário da produção agrícola em diversos estados do país.

O animal, com preferência por raízes, frutos e sementes, mas também por minhocas, insetos e ovos de aves, pode pesar mais de 100 quilos e também representa um perigo para os seres humanos.

Uma das alternativas mais modernas é a cerca inteligente apresentada pela Belgo Arames. O médico veterinário e gerente de negócios Guilherme Vianna conta que a empresa analisa o problema com o javaporco há alguns anos em países como a Austrália e os Estados Unidos e trouxe para o Brasil uma adaptação de produtos já existentes no mercado.                                  

“Ela é uma cerca que a gente chama de inteligente porque ela é mais fechada embaixo e mais aberta em cima, que não preciso fechar tanto. Com isso, ela se torna extremamente competitiva quando comparado a uma tela de alambrado”, diz.A cerca é composta por 11 fios na horizontal, 1,2 metros de altura e uma trama a cada 30 centímetros, o que não permite que o animal levante a tela para passar por baixo, em especial os filhotes de javalis e javaporcos. Outra opção para os produtores rurais é uma cerca eletrificada que, apesar da voltagem, apenas repele a invasão do animal. “A cerca eletrificada passa pulsos de choque em micro segundos, ou seja, você vai botar a mão nessa cerca, por exemplo em um acidente, você não vai ficar grudado, ela vai te dar um susto e jogar sua mão de volta”                                               

“É um custo bem mais baixo do que você montar uma cerca com um monte de arame, uma cerca convencional. A cerca eletrificada custa em torno de 30% a 40% daquele custo daquela cerca comum."




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(19) 97 102-2464

Copyright (c) 2024 - 102esertaneja
Converse conosco pelo Whatsapp!