A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira divulgou na semana passada uma nova atualização sobre os casos e notificações de dengue e outras arboviroses no município. A situação continua preocupante.
Desde a última quinta-feira (11/05) foram confirmados mais 179 casos de dengue, o que eleva o número total no ano para 990 positivos. São 189 suspeitas aguardando resultados de exames.
Muitos casos ainda são referentes ao mês de abril e somente agora foram confirmados. O mês passado é aquele com maior número de casos no ano, num total de 526, o que dá mais da metade do total do ano.
O trabalho dos agentes de controle de vetores segue intenso nos bairros. Eles realizam visitas e vistorias em imóveis de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h. Portanto, a orientação é para não receber qualquer visita fora destes horários. Mesmo durante o horário de expediente, se o morador estiver em dúvida sobre a identidade do agente, basta ligar para o telefone (19) 3581-2299, mesmo aos sábados.
O número de pontos com larva do mosquito foi considerado “alarmante” em várias regiões da cidade. Portanto, a situação exige uma ação imediata também por parte da comunidade, que deve vistorias seus imóveis e retirar qualquer tipo de objeto que possa acumular água parada, local onde o mosquito se reproduz.
A recusa em permitir a entrada dos agentes de controle de vetores também é preocupante, pois contribui para a proliferação do mosquito, vetor não só da dengue, mas também da zika e chikungunya.