
(Foto: Prefeitura de São José do Rio Pardo)
São José do Rio Pardo está prestes a se juntar às cidades mais avançadas em tecnologia de segurança pública, tornando-se pioneira na região com a implementação de um sistema de monitoramento inteligente 24 horas.
Inspirada pela operação "Smart Sampa" da capital paulista, a cidade deu um passo significativo na semanan passada com a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação para a instalação desse avançado sistema de vigilância.
O projeto prevê a instalação de duas torres e 133 câmeras em pontos estratégicos, incluindo escolas municipais, espaços públicos e todas as entradas e saídas do município.
A central de monitoramento será operada pela Guarda Civil Municipal, com profissionais treinados garantindo vigilância constante. As câmeras instaladas nas entradas da cidade contarão com um avançado sistema de leitura de placas, permitindo a identificação automática de veículos furtados ou roubados. Essa tecnologia contribuirá significativamente para a prevenção e resolução de crimes no município.
Além de fortalecer a segurança local, São José do Rio Pardo tem planos ambiciosos para integrar seu sistema de monitoramento à "Muralha Digital", uma iniciativa do Estado de São Paulo que conecta câmeras de segurança de várias cidades. Essa integração facilitará a identificação de veículos roubados ou envolvidos em atividades criminosas em todo o estado, fornecendo dados precisos às forças policiais e agilizando investigações e operações de segurança.
As instalações do sistema já começaram, com previsão de conclusão em até 60 dias. A administração municipal está empenhada em acelerar o processo para garantir a segurança dos cidadãos o mais rápido possível.