
(Foto: Divulgação )
O prefeito municipal de Descalvado Becão Reschini autorizou o setor de Recursos Humanos a fazer os cálculos para a liberação do pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário, previsto para o dia 14 de junho, próxima sexta-feira.
A Prefeitura descalvadense deverá depositar na conta salário de 1.062 servidores públicos municipais um total aproximado de R$ 2,3 milhões. Essa primeira parcela é a mais aguardada pelo servidor, pois corresponde à metade do salário, sem quaisquer descontos.
O prefeito Becão fala que, além de valorizar o servidor, essa antecipação contribuirá para o aquecimento do comércio, de uma certa forma e, também chega em boa hora para o servidor e contribuinte que esperava o momento certo para quitar dívidas também com a Prefeitura (IPTU, água e esgoto).
De acordo com a Lei, a primeira parcela do 13º salário deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda parcela até o dia 20 de dezembro.
Desde o ano de 2017, que o atual governo municipal vem mantendo a antecipação da primeira parcela entre os meses de maio, junho e julho, enquanto que o setor privado segue, em sua maioria, o último prazo para pagamento aos funcionários.
A orientação é para que o servidor comece o planejamento financeiro, pois sobre a segunda parcela do 13º salário há os descontos de Importo de Renda (IR) e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), portanto, um valor bem menor a receber do que a primeira parcela.