Casa Branca busca o selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), para que tenha o reconhecimento da tradição da jabuticaba e seus derivados. O projeto é realizado pelo Instituto Federal de São João da Boa Vista com a associação dos produtores da fruta, formalizado em 2022.
Segundo o governo federal, o objetivo dos selos é criar uma identidade nacional para os produtos e serviços brasileiros que possuem IG, estimulando seu uso pelos produtores e prestadores de serviço e facilitando a identificação por parte dos consumidores.
De acordo com o professor Dr. Gilson Rogério Macomini, do Instituto Federal, o projeto “Jabuticaba e Derivados de Casa Branca” é da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação. Ele explica que o selo pode se dar por fatores naturais ou então pela tradição, que é o caso de Casa Branca.
“Estamos buscando o reconhecimento pela tradição que a jabuticaba tem na cidade. O selo IG proporciona benefícios pra região, para os produtores e o reconhecimento nacional e internacional”, conta.
Segundo o docente, que está à frente do projeto, o processo é demorado, porém, está em fase final para ser enviado ao INPI, que avaliará e concederá ou não, o selo.