Em crise hídrica severa e volume da represa que abastece a cidade apenas em 15%, Artur Nogueira recebeu uma doação de água da Força Aérea Brasileira que iria para o Rio Grande do Sul. Com a normalização da situação , o material foi repassado à cidade que enfrenta racionamento desde o início de julho, quando a represa ainda estava em 40%.
Em colaboração com a Força Áerea de Pirassununga, a Prefeitura de Artur Nogueira vai distribuir os 300 paletes com galões de água a escolas e centros de saúde, para evitar desabastecimento em serviços essenciais.
Segundo o Saean, a crise hídrica que afeta Artur Nogueira e outras cidades da região é “ainda mais severa do que a de 2014”, e “reduziu significativamente o nível do reservatório Cotrins, que abastece a cidade, impedindo que a ETA 2 possa auxiliar a ETA 3 de maneira eficaz”. Além disso, o Saean afirmou que alugou uma estação de tratamento de água temporária e está utilizando caminhões-pipa para garantir o abastecimento das áreas mais altas dos bairros.
Todos os poços disponíveis foram ativados, e houve a limpeza e desassoreamento do leito do Cotrins, aproveitando o período de seca.