
(Foto: Reproduçãog1)
Encerrada a apuração dos votos do segundo turno em todo o estado de São Paulo, o PSD se sagrou como a sigla com o maior número de prefeitos eleitos em 2024 . O partido dirigido e criado por Gilberto Kassab elegeu 206 prefeitos entre os 645 municípios paulistas, seguido pelo PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, com 104 prefeituras, e o Republicanos do governador Tarcísio de Freitas, com 84.
O MDB, que historicamente vencia o maior número de prefeituras pelo Brasil, passou a ocupar apenas a quarta posição no ranking partidário da eleição municipal deste ano em São Paulo. A maior surpresa, contudo, foi o PSDB, que na eleição de 2020 foi a sigla com o maior número de prefeitos eleitos (173) e neste ano perdeu 152, restando apenas 21 prefeitos eleitos em 2024.
Na parte debaixo da tabela, aparece o Partido dos Trabalhadores (PT), com o mesmo número de prefeituras eleitas em 2020: quatro. A quantidade de cidades que o PT governará no estado é a mesma de partidos como Novo, PDT e Solidariedade.
O Partido Verde foi a sigla "lanterninha" da disputa partidária no estado e fez apenas uma das 645 cadeiras de prefeito disputadas neste ano.