Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (19) 97 102-2464

Encontre o que deseja

NO AR

TARDE SERTANEJA

    Brasil

Início da Piracema: Pesca fica proibida no Rio Mogi Guaçu a partir desta sexta

Publicada em 01/11/24 as 06:45h por 102esertaneja
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Antonio TrivelinArquivo pessoal – Piracema no Rio Piracicaba)
Começou o período do Defeso da Piracema, onde ocorre a reprodução de peixes de águas continentais para a bacia hidrográfica do Paraná, pelo Rio Mogi Guaçú no Distrito de Cachoeira de Emas, em Pirassununga.

O Rio Mogi Guaçu é um dos maiores berçários de água doce do estado de São Paulo, com mais de 150 espécies de peixes. Durante o período de piracema, os peixes nadam centenas de quilômetros contra a correnteza para se reproduzir.

Até 28 de fevereiro de 2025, a pesca em lagos e rios fica proibida. Durante o período é proibida a pesca, o transporte e o armazenamento de espécies nativas de peixes nos rios e lagos, além de outras restrições. A medida visa proteger a reprodução natural dos peixes.

Os pescadores devem estar atentos às espécies autorizadas para a pesca durante o período de defeso, a fim de evitar possíveis punições devido a qualquer irregularidade.

É proibido pescar peixes nativos da bacia do rio Paraná, entre eles: piau-três-pintas, piapara, piavuçu, pacu-caranha, mandi, traíra, cascudo, tuvira, barbado, curimbatá, pintado, cachara, dourado, taguara, piracanjuba e jaú.

Também são proibidas pescas subaquáticas, utilização de animais aquáticos como iscas, utilizações de embarcação, trapiches e plataformas flutuantes, competições de pesca e pesca em lagoas e marginais.

Estão autorizadas na Piracema pescar peixes não ativos como tucunaré, corvina, porquinho, tilápia, pirarucu. A captura máxima para pescadores amadores é 10 quilos mais um exemplar. Para o pescador profissional não há quantidade máxima;

Também é liberado pescar em barrancos, usar iscas naturais e/ou artificiais, pescar embarcado ou desembarcado em reservatórios e competições de pesca em reservatórios de peixes não nativos.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nossos Parceiros

 
 
 
 
 

Nosso Whatsapp

 (19) 97 102-2464

Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!