Os doces de Santa Rita do Passa Quatro poderão ganhar selo de Indicação Geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.
As guloseimas da Cidade Poema tiveram seu trâmite burocrático em busca do reconhecimento iniciado por doceiros locais, representantes do Sebrae SP e da Prefeitura.
O selo de Indicação Geográfica identifica produtos cuja qualidade está diretamente relacionada à sua origem ou à tradição de produção de determinada região e dá maior valor agregado ao produto.
Nos últimos anos, o número de Indicações Geográficas tem crescido: Em janeiro de 2023, o Brasil tinha 100 selos emitidos; neste ano, o total chegou a 129, sendo 100 Indicações de Procedência e outras 29 denominações de origem.
Atualmente, o processo de reconhecimento está na fase de diagnóstico. “É essencial para avaliar o potencial da cidade e direcionar as próximas etapas do processo”, afirma a gerente regional do Sebrae SP, Ariane Canellas.
Santa Rita do Passa Quatro já é amplamente reconhecida por seus doces tradicionais, produzidos artesanalmente com tacho de cobre, fogão à lenha e colher de pau, seguindo receitas passadas de geração em geração. Essa tradição, somada às belezas naturais e históricas do município, como o Jequitibá Rosa e as Três Quedas, fortalece o potencial de Santa Rita do Passa Quatro para conquistar o selo de Indicação Geográfica.