
(Foto: Polícia FederalDivulgação)
A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira (10), em Socorro um mandado de busca e apreensão contra o presidente da Organização Social (OS) investigada por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos na saúde da Prefeitura de Sorocaba.
De acordo com a PF, as buscas foram feitas em um endereço ligado ao investigado. No local foram apreendidas armas, valores em dinheiro, veículos e documentos que podem comprovar os crimes e a ligação entre os suspeitos.
Ao todo, 28 mandados de busca e apreensão são cumpridos em 13 cidades do estado de São Paulo e da Bahia por meio da Operação Copia e Cola. Entre os alvos está também o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos). Não há mandados de prisão. Equipes estiveram na sede da Prefeitura Municipal de Sorocaba, na casa e no gabinete do prefeito, na Secretaria de Saúde da cidade, no Diretório Municipal do partido e na casa do ex-secretário da saúde, Vinicius Rodrigues. A Polícia Federal não informou o valor apreendido no endereço do investigado. No entanto, apurou-se que pelo menos R$ 600 mil em espécie foram encontrados nos endereços alvos da operação.
Parte do dinheiro estava em uma caixa, dentro de um porta-malas de um veículo. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de bens e valores que totalizam R$ 20 milhões e a proibição de uma Organização Social (OS) investigada de ser contratada pelo poder público.
Além do suposto envolvimento do ex-secretário Vinicius Rodrigues, está sendo investigada a participação do ex-secretário de Governo e Administração Fausto Bossolo. O possível envolvimento de uma igreja e de um empresário que tem uma imobiliária em Sorocaba também é apurado.