(19) 97 102-2464

NO AR

SERTANEJÃO 102

Com Toninho Zanatta

Brasil

Unidades de Saúde de Pirassununga realizarão atividades educativas de combate a hanseníase

Publicada em 24/01/20 às 07:47h

por mundial.fm


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O mês de janeiro é dedicado mundialmente ao combate à hanseníase – conhecido como “Janeiro Roxo”. A data tem como objetivo orientar a população sobre as causas, os sintomas e o tratamento da doença, que ainda sofre muito preconceito, o que dificulta o diagnóstico e a prevenção.

Em Pirassununga, desde 2016 nenhum dos anos registrou mais que um caso da doença na cidade. Em 2016, 2017 e 2018 foi registrado um caso por ano. No ano passado, 2019, nenhum caso da doença foi apurado. Em 2015 foram oito casos.

Apesar disso, a Secretaria Municipal da Saúde mantém as campanhas e cuidados também na conscientização da população pirassununguense. Como ação de prevenção as Unidades de Saúde da Família realizarão atividades educativas relacionadas a hanseníase em salas de espera das unidades e busca ativa de suspeitos com manchas. As ações de prevenção estão programadas para serem concentradas na última semana de janeiro, entre os dias 27 e 31 deste mês.

A hanseníase é uma doença infecciosa, transmissível e curável que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, mas também pode afetar outros órgãos. Os principais sintomas na pele são manchas avermelhadas ou esbranquiçadas em regiões que perdem a sensibilidade, além de nódulos, dores, cãibras e formigamento de mãos e pés. Nos nervos, há a perda de movimentos, diminuição da força muscular, ressecamento dos olhos e ainda há atrofia dos dedos.

Durante o período de tratamento o paciente não precisa ficar isolado, podendo realizar suas atividades normalmente, sem restrições.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(19) 97 102-2464

Copyright (c) 2024 - 102esertaneja
Converse conosco pelo Whatsapp!