(19) 97 102-2464

NO AR

Programação normal

102esertaneja.com.br

Brasil

Veja o que abre e fecha nesta segunda-feira em São Paulo

Publicada em 23/03/20 às 10:11h

por G1.COM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Quarentena em todo o estado passa a valer a partir desta terça-feira (24).


Com a chegada do novo coronavírus em São Paulo, a prefeitura e o governo do estado passaram a adotar medidas para tentar conter a transmissão da Covid-19.

Na última quarta-feira (18), o prefeito Bruno Covas assinou um decreto determinando o fechamento do comércio na cidade de São Paulo a partir de sexta-feira (20) até o dia 5 de abril. Na tarde deste sábado (21), João Doria determinou quarentena, pelo período de 15 dias, a partir da próxima terça-feira (24) até o dia 7 de abril, para os 645 municípios do estado de São Paulo.

A quarentena obriga o fechamento do comércio e mantém apenas os serviços essenciais, como nas áreas de Saúde e Segurança.

Veja o funcionamento da cidade nesta segunda:

  • Educação: escolas estaduais, municipais e particulares estarão completamente fechadas. A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) também suspenderam aulas.
  • Comércio: fechado em toda a capital – a medida vale até o dia 7 de abril. As exceções são supermercados, padarias, feiras livres, farmácias, postos de gasolina, lojas de conveniência, lanchonetes e lojas de produtos para animais, que podem abrir as portas normalmente. Santo André fecha o comércio a partir desta segunda.
  • Transporte público: na capital, ônibus, metrô e trens da CPMT funcionam normalmente. A exceção é o serviço Expresso Turístico, da CPTM, cancelado por tempo indeterminado. No ABCprefeitos das 7 cidades suspenderam o transporte público municipal – a interrupção será gradativa até 28/3 e passa a ser total e por tempo indeterminado, a partir de 29 de março.
  • Postos da SPTrans: A SPTrans informa que a partir do dia 23 de março, o atendimento nos postos instalados nos terminais de ônibus será das 6h às 22h, de segunda a segunda. O objetivo da medida é viabilizar uma menor circulação dos funcionários e o regime de trabalho por escala.
  • Rodízio de veículos: suspenso na capital por tempo indeterminado desde terça-feira (17).
  • Saúde: foram suspensas as férias de profissionais da área até dia 15/5. Deve haver aumento de mil leitos de UTI no estado (600 na capital e o restante em outras cidades). Na capital, há previsão de aumentar a quantidade de unidades básicas de saúde.
  • Bancos e lotéricas: ficam abertos
  • Coleta de lixo domiciliar e limpeza públicaserviços poderão sofrer atraso e a prioridade, segundo a Prefeitura, será a coleta de lixo hospitalar e residencial. Poderá ser diminuída a coleta de lixo de estúdios de tatuagem, pet shops, e clínicas odontológicas. Lixo reciclável pode ser colocado diretamente pela pessoa em caçamba ou entregue em ponto de coleta.
  • Shoppings: Segundo a Associação de Lojistas de Shoppings do Estado de São Paulo, todos os shoppings da capital vão seguir a recomendação do governo do estado de fechar a partir desta segunda-feira (23). Funcionarão apenas supermercados, farmácias e laboratórios de análises clínicas instalados dentre destes estabelecimentos.
  • Igrejas e cultos religiosos: Todos eventos, independente de religião, em que há reunião de fiéis, independente do números, como cultos e missas, foram proibidos pela Justiça em todo o estado e não podem ser realizados a partir desta segunda (23).
  • Eventos culturais: eventos estão suspensos. O Sesc São Paulo anunciou fechamento das portas das unidades até 31 de março. A Parada LGBT, que estava prevista para 14 de junho, foi adiada para novembro.
  • Mutirões: mutirão do emprego, na Lapa, foi cancelado. Feirão Limpa Nome será só online.
  • Presídios: a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP) proibiu a visita de crianças, adolescentes e de pessoas acima de 60 anos a presos de todas as 176 unidades prisionais do estado de São Paulo. A medida começa a valer a partir deste sábado (21) – as visitas ocorrem das 8h às 16h aos sábados e domingos. Pelas novas regras, cada preso poderá receber apenas um visitante por fim de semana. Visitantes com sintomas de enfermidade não podem entrar nas unidades.
  • Centro de Referência do Idoso: os chamados Centro de Referência ao Idoso (CRI), que prestam atendimento médico e odontológico, serão fechados.
  • Câmara Municipal de São Paulo: a partir de segunda-feira (16), o acesso ao Palácio Anchieta ficou restrito apenas a vereadores, funcionários e fornecedores – as atividades legislativas foram mantidas. No entanto, estão suspensos eventos coletivos, como sessões solenes, reuniões de lideranças partidárias e visitação institucional.
  • Defensoria Pública: a Defensoria Pública do Estado de São Paulo decidiu restringir a partir de sexta-feira (13) o atendimento presencial apenas a casos urgentes, que impliquem risco de perecimento de direitos. Os casos considerados urgentes podem ser consultados no site da instituição. O órgão informa que foi mantida a presença de integrantes da defensoria em todos os atos realizados no âmbito do Judiciário e o fornecimento de informações por meios telefônicos ou digitais.
  • Justiça do Trabalho: o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) divulgou que o acesso às salas de audiência, de julgamento e ao plenário deve ficar restrito às partes e seus advogados e que o público deve recorrer a atendimento virtual, por telefone ou por e-mail, e comparecer aos fóruns quando estritamente necessário.
  • Polícia Federal: a Polícia Federal em São Paulo começou na segunda-feira (16) novo procedimento para o atendimento de imigrantes que buscam regularização na sede da Superintendência da PF em São Paulo, na Lapa, Zona Oeste da cidade. Serviços afetados: registro de imigrantes; autorizações de residência; naturalização; solicitação de refúgio; e solicitações relacionadas à Carteira de Registro Nacional Migratório, como retirada, renovação, troca, segunda via e outras informações.
  • Praias: restrição total de acesso a faixa de areia na Baixada Santista, incluindo barracas, cadeiras, guarda-sol e ambulantes na orla desde sexta-feira (20), por tempo indeterminado.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(19) 97 102-2464

Copyright (c) 2024 - 102esertaneja
Converse conosco pelo Whatsapp!