(19) 97 102-2464

NO AR

Madrugada 102

102esertaneja.com.br

Brasil

USP de Pirassununga irá realizar exames para diagnosticar coronavírus a preço de custo

Publicada em 30/03/20 às 07:46h

por g1.com/saocarlos


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Pirassununga e Porto Ferreira já estabeleceram parceria para realizar os testes.


A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP) irá realizar exames para diagnóstico do novo coronavírus para as prefeituras de Pirassununga e Porto Ferreira (SP) a preço de custo.

O objetivo é diminuir a demanda no instituto Adolfo Lutz, em São Paulo e acelerar os resultados e medidas preventivas. A prefeitura confirmou neste domingo (29) o primeiro caso de Covid-19 na cidade.

A iniciativa partiu de três professores do Departamento de Medicina Veterinária que dispõem de estrutura e capacidade para realizar os testes com segurança. O espaço foi inspecionando e aprovado pela Vigilância Sanitária de Pirassununga, que já acertou 500 testes.

“As técnicas de biologia molecular que a gente usa na medicina veterinária podem ser adequadas para ser usadas na medicina humana. Os princípios são os mesmos, as máquinas são as mesmas, as condições de segurança são as mesmas as os protocolos são muito parecidos, por isso que a gente tem total condição de fazer esses testes, a gente precisava era só adequar para prestar um serviço de saúde humana”, explicou o professor Heidge Fukumasu .

Ao todo, 11 profissionais estarão envolvidos com os testes. Os municípios vão pagar apenas os insumos usados na análise. O custo é de R$ 180 por teste.

O laboratório, mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), tem capacidade para fazer de 120 a 130 testes por dia e a previsão e que o resultado de cada análise fique pronto em dois dias. Atualmente a média de tempo de um resultado do Instituto Adolfo Lutz é de 15 dias.

A gente tem toda a formação para trabalhar com esse tipo de agente, apesar de a gente não ter formação especifica para este vírus, que é novo, mas tem toda a formação da biologia molecular, de vírus e equipamentos e laboratórios adequados para este fim”, reforçou a professora Helena Ferreira.

Para o prefeito de Pirassununga, Dimas Urban, a parceria com a USP será importante para evitar que a doença se dissemine pelo município.

“A gente vai poder isolar rapidamente, verificar com quem esse paciente entrou em contato mais próximos para a gente isolar esse pessoal e evitar a disseminação”, afirmou.

Os testes começam a ser realizados em 10 de abril. Os professores não irão receber nenhum incentivo financeiro pelo trabalho, mas propuseram o trabalho para ajudar a comunidade.

“O sentimento que a gente tem é de devolução para a sociedade. A sociedade por anos depositou confiança na gente e nos incentivou a estudar e hoje o nosso sentimento é de usar todo esse estudo e tudo o que a gente aprendeu para servir a sociedade”, afirmou o professor Juliano Silveira.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(19) 97 102-2464

Copyright (c) 2024 - 102esertaneja
Converse conosco pelo Whatsapp!