(19) 97 102-2464

NO AR

Programação normal

102esertaneja.com.br

Brasil

Sincovarp prevê demissão em massa com prorrogação de decreto que fecha lojas em Ribeirão Preto, SP

Publicada em 20/04/20 às 07:44h

por G1.COM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Entidade que representa o comércio varejista diz que há inconsistências nas medidas adotadas. Ao longo da semana, prefeito sinalizou que flexibilizaria regras a partir de 23 de abril.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp), Paulo César Garcia Lopes, considera “preocupante” a ampliação do prazo do decreto de calamidade pública que obriga o fechamento de empresas para reduzir a circulação de pessoas diante da pandemia do novo coronavírus.

Lopes afirma que as medidas podem acarretar uma demissão em massa, já que lojas e serviços considerados não essenciais estão sem operação desde o dia 23 de março. Segundo o presidente, os primeiros desligamentos devem refletir no balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referente ao mês de março. Os dados devem ser divulgados pelo governo federal na próxima semana.

O serviço de atendimento aos lojistas, criado há um mês para dar suporte às empresas, é o principal indicador da entidade no momento.

“A preocupação com a demissão é muito grande e elas já estão ocorrendo, inclusive com fechamentos de empresa, enxugamento. Podemos chamar de todos os nomes, de qualquer forma, mas é uma diminuição das atividades com prejuízo muito grande para o país”, diz.

Além do Sincovarp, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial e Industrial (Acirp) emitiram nota para manifestar "decepção" com a decisão do Executivo municipal.

Nesta sexta-feira (17), o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) estendeu a validade das medidas até o dia 27 de abril. Esta é a segunda vez que o chefe do Executivo amplia o período. Ainda na sexta-feira, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), determinou que a quarentena no estado vá até 10 de maio. A data deve predominar sobre o decreto municipal.

“É compreensível a defesa do retorno das atividades econômicas, mas por enquanto não é esta a orientação das autoridades da saúde”, informou a Prefeitura, em nota.

Flexibilização

Ao longo desta semana, Nogueira sinalizou que poderia haver uma flexibilização das regras a partir do dia 23 de abril. Por videoconferência, o prefeito esteve reunido com representantes do Sincovarp, CDL, Acirp, Sindicato dos Comerciários, Federação das Indústrias (FIESP) e Centro das Indústrias (CIESP), e acenou para a possibilidade diante de informações apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o secretário Sandro Scarpelini, Ribeirão Preto tem um aumento linear e não exponencial no número de casos. Até esta sexta-feira, o município registrou 197 pacientes com Covid-19 e cinco mortes em razão da doença.

Ainda segundo o secretário, a cidade tem 110 leitos de UTI preparados, dos quais 36 estão ocupados. Responsável pelo atendimento a pacientes regulados pela rede municipal de saúde, o Hospital das Clínicas (HC) tem quatro pacientes internados em terapia intensiva com Covid-19.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(19) 97 102-2464

Copyright (c) 2024 - 102esertaneja
Converse conosco pelo Whatsapp!