(19) 97 102-2464

NO AR

CLÁSSICOS DO SERTANEJO

102esertaneja.com.br

Brasil

Em apenas dois meses, casos de dengue aumentaram quase 650% em Descalvado

Publicada em 20/04/20 às 07:49h

por https://www.descalvadonews.com.br/


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O número de casos confirmados de dengue em Descalvado aumentou cerca de 650% em apenas dois meses, segundo os dados da Secretaria de Saúde. Até o dia 15 de abril, a cidade tinha 20 casos confirmados da doença, contra apenas 3 no final de fevereiro. Somente no mês de março, foram 14 novos casos confirmados

No Estado de SP, segundo o Ministério da Saúde, a situação também é grave, uma vez que os dados apontam que já são cerca de 140 mil casos de dengue, com 39 mortes. No Brasil, até o dia 10 de abril, foram registrados mais de 525 mil casos prováveis de dengue e 181 mortes em decorrência da doença, somente em 2020. Os números também são do Ministério da Saúde, e abrangem

as 14 primeiras semanas do ano. Além disso, também foram registrados 15.051 casos e três mortes por chicungunha, e 2.054 casos de zika. As duas doenças, assim como a dengue, são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Em Descalvado, o número de casos suspeitos da doença em abril também aumentou em relação aos dados de fevereiro deste ano. De acordo com a Secretaria de Saúde, até nesta sexta-feira (17), eram 48 casos notificados, 20 dos quais foram confirmados. Três casos ainda aguardam o resultado do material encaminhado para exame.

A equipe de Controle de Vetores informou que tem tomado uma série de ações de prevenção para reduzir os impactos causados pela dengue. Foram contratados mais 4 pessoas para a equipe de nebulização, e as ações de bloqueio agora opera com um total de 13 pessoas (8 do controle de vetores e 5 agentes das unidades de saúde) durante o trabalho de visita casa-a-casa, realizado ao longo da semana.

A Secretaria Municipal de Saúde salientou que as ações de combate aos criadouros do mosquito são feitas durante todo o ano, mesmo nos meses de baixa incidência da dengue. Mesmo assim, ressalta, é preciso que a população faça a sua parte e ajude na eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.


SAIBA QUAIS BAIRROS DA CIDADE REGISTRARAM CASOS POSITIVOS DE DENGUE


A coordenação da equipe de Controle de Vetores também informou os bairros onde houve o registro de casos positivos de dengue. A região do Bairro Morumbi foi a que registrou maior número de casos positivos da doença: ao todo, foram 7 casos confirmados. Veja abaixo a relação completa das localidades onde foram confirmados casos de dengue:

                - Bairro Morumbi: 7 casos

                - Bairro Santa Cruz: 3 casos

                - Zona Rural: 3 casos

                - São Benedito: 2 casos

                - Centro: 2 casos

                - Jardim Belém: 1 caso

                - Novo Jardim Belém: 1 caso

                - Santa Cruz das Almas: 1 caso

A secretaria mais uma reforça que é necessário o apoio da população no combate ao vetor da doença. Segundo o órgão municipal, a melhor forma de colaborar para o controle do mosquito transmissor é através da eliminação dos depósitos de água dentro das casas e quintais. Estudos infectológicos atestam a posição de que é preciso uma mobilização da população no combate ao vetor da doença. “Não adianta nada aumentar os esforços se a população não se empenhar em combater o vetor. Esse é o alerta que deve ser dado”, alertou o responsável pela equipe de Controle de Vetores.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(19) 97 102-2464

Copyright (c) 2024 - 102esertaneja
Converse conosco pelo Whatsapp!