(19) 97 102-2464

NO AR

CLÁSSICOS DO SERTANEJO

102esertaneja.com.br

Brasil

Barretos, SP, é incluída em testes da vacina chinesa contra o novo coronavírus

Publicada em 28/09/20 às 08:46h

por g1.com/saocarlos


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Município foi contemplado na ampliação do estudo da fase 3 da Coronavac, autorizado pela Anvisa. Número de voluntários, data e local de aplicação das doses ainda serão detalhados.


O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (25) que a vacina chinesa Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, será testada em voluntários de Barretos (SP).

O processo faz parte da ampliação do estudo da fase 3, autorizado pela Anvisa. Outras três cidades também foram escolhidas para a aplicação das doses: Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Pelotas (RS).

Com isso, o número de voluntários para a vacina passa de nove para 13 mil e ocorre, agora, em 16 centros. Até esta sexta-feira, seis mil pessoas já haviam recebido as doses, segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.

Ainda não foi divulgada, no entanto, a quantidade de voluntários testados em Barretos e nem qual centro vai ser responsável pela organização das aplicações. O governo também não falou quando o teste se inicia no município.

De acordo com o estado, a eficácia da vacina só poderá ser comprovada após a conclusão da fase 3.

Na região, o Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto (SP) iniciou os testes clínicos em 500 voluntários no fim de julho.

Perfil dos voluntários

O perfil dos voluntários que poderão se candidatar ao estudo permanece praticamente o mesmo: profissionais da saúde que estejam trabalhando no atendimento a pacientes com Covid-19. A diferença é que agora não será feita triagem para verificação de infecção prévia pelo coronavírus.

Até então, os estudos não permitiam a participação de voluntários com mais de 60 anos. Agora, este grupo de pessoas pode se candidatar. Já as mulheres não podem estar grávidas ou estarem planejando uma gravidez nos próximos três meses. Importante lembrar que outra restrição é não apresentar doenças instáveis ou que precisem de medicações que alterem a resposta imune.

Recursos

Na quarta-feira (23), o governador João Doria (PSDB) anunciou que o estado vai receber R$ 80 milhões em recursos do Ministério da Saúde para reformar uma fábrica do Instituto Butantan que deve produzir a CoronaVac.

O acordo com o laboratório chinês Sinovac, que desenvolve a vacina, prevê o envio de doses prontas da CoronaVac, fabricadas na China, além da transferência de tecnologia para que o Butantan possa fabricá-las em território nacional no futuro.

A íntegra do acordo, segundo o governo estadual, é sigilosa: os números são divulgados pelo governador e por seus porta-vozes apenas em coletivas e comunicados de imprensa. Segundo Doria, o total de doses será de 46 milhões apenas em 2020.

De acordo com Dimas Covas, serão 6 milhões de doses em frascos unidose, vindos da China, e outros 40 milhões de doses em frascos multidoses, que devem ser envasadas pelo Butantan. Outros 55 milhões de doses seriam produzidas no Butantan até maio de 2021.

Promessa de vacina para SP

Na segunda-feira (21), Doria disse que toda a população do estado vai receber a vacina chinesa contra a Covid-19 até fevereiro de 2021.

“Aos brasileiros de São Paulo, sim, garanto que teremos a vacina, a CoronaVac, para atender a totalidade da população de São Paulo, já ao final deste ano e ao longo dos dois primeiros meses de 2021, e vamos imunizá-los.”

O governador não explicou como será feita a distribuição das vacinas. O secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou no último dia 10 que o cronograma dos testes está sendo respeitado e a expectativa é a de que os resultados sejam enviados para a Anvisa no final de outubro. Com isso, ainda de acordo com ele, a vacina será incluída no calendário de vacinação nacional no início de janeiro.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(19) 97 102-2464

Copyright (c) 2024 - 102esertaneja
Converse conosco pelo Whatsapp!