(19) 97 102-2464

NO AR

SERTANEJÃO 102

Com Toninho Zanatta

Brasil

Santa Lúcia raciona água para garantir abastecimento em horários de pico

Publicada em 01/10/20 às 08:11h

por g1.com/saocarlos


Compartilhe
 

Link da Notícia:

No período das 14h às 16h e das 22h30 às 0h30 alguns pontos do sistema de distribuição serão fechados para reservar água.


Os moradores de Santa Lúcia (SP) passam por períodos sem abastecimento de água. O racionamento começou em agosto e é resultado de uma ação conjunta entre a prefeitura e o Departamento de Água e Esgoto (DAE).

Segundo a responsável técnica pela qualidade da água da cidade, Márcia Rapatão, não é todo dia que há o fechamento do sistema de abastecimento. Ele é feito se os reservatórios, que são abastecidos por três poços, não dão conta da demanda diária.

“As três bombas têm uma capacidade de captação em torno de 150 mil litros por hora, por dia, [mas] nós estamos com um consumo acima dessa capacidade, por causa do calor, então as pessoas estão usando um pouco mais de água e os [níveis dos] reservatórios baixam”, afirnou Márcia.

Para evitar o desabastecimento da população durante esses dias, as autarquias definiram um racionamento durante 4 horas, divididas em dois turnos: das 14h às 16h e das 22h30 às 0h30.

Não há multa para quem não economizar água em Santa Lúcia, por isso, os órgãos pedem a colaboração para as pessoas terem um consumo consciente, evitando lavar a calçada, o carro, fechando a torneira na hora de escovar os dentes ou lavar louça.


"Se as pessoas não consumirem tanta água e os reservatórios ficarem em um nível que dê para atender a população, [o sistema] não é desligado. Só é desligado mesmo em caso de precisar e não ter água suficiente para o consumo", finalizou a responsável técnica.


Racionamento na região

O abastecimento de água em Santa Cruz das Palmeiras (SP) está sendo interrompido todos os dias das 6h às 18h há uma semana. O racionamento começou no dia 2 de setembro. Segundo a prefeitura, a medida foi necessária devido à baixa no nível dos reservatórios por causa da seca.

Na Represa do David, responsável pelo abastecimento de 60% da cidade, há trechos completamente seco, por isso a necessidade de adotar o racionamento.

Desde então, o fornecimento de água era cortado três vezes: às quartas e sextas por 24 horas, das 6h às 6h do dia seguinte. No domingo, começava às 15h e durava até as 6h de terça-feira. Agora o período é menor, 12 horas, mas a suspensão vai ocorrer todos os dias.

Represa do David, que abastece 60% de Santa Cruz das Palmeiras, está seca — Foto: Ely Venâncio/EPTV

Represa do David, que abastece 60% de Santa Cruz das Palmeiras, está seca — Foto: Ely Venâncio/EPTV




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(19) 97 102-2464

Copyright (c) 2024 - 102esertaneja
Converse conosco pelo Whatsapp!