(19) 97 102-2464

NO AR

Programação normal

102esertaneja.com.br

Brasil

CASA BRANCA SP: Produtores rurais não conseguem mais usar água da Lagoa do Aterradinho

Publicada em 05/10/20 às 07:51h

por g1.com/saocarlos


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Local abastece as propriedades rurais da região e é a principal fonte de hidratação das criações de animais.


Os donos das chácaras que ficam próximas a Lagoa do Aterradinho, em Casa Branca (SP), estão preocupados com o nível do açude, que abastece as propriedades rurais da região e é a principal fonte de hidratação das criações de animais.

De acordo com os moradores, a situação já estava ruim por causa do tempo seco e piorou desde que o dono da fazenda onde fica a lagoa instalou mais pivôs de irrigação. Cerca de 40 dias após os equipamentos começarem a operar, o açude está praticamente seco.

Produtores rurais de Casa Branca dizem que pivôs de irrigação ocasionaram a queda do nível da Lagoa do Aterradinho.  — Foto: Ely Venâncio/EPTV

Produtores rurais de Casa Branca dizem que pivôs de irrigação ocasionaram a queda do nível da Lagoa do Aterradinho. — Foto: Ely Venâncio/EPTV

Lagoa em propriedade privada

Apesar de estar numa propriedade privada, a água da Lagoa do Aterradinho é de uso público, regulamentado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto de Casa Branca. A área total é equivalente a 30 campos de futebol e, nas últimas semanas, a água desapareceu num trecho de meio quilômetro.

O dono da fazenda não quis gravar entrevista e disse, por telefone, que só liga os pivôs de irrigação para a lavoura de batatas apenas uma vez por semana.

Para tentar solucionar o problema, os moradores pediram para que o dono da fazenda voltasse a fornecer a água, mas, até o momento, não tiveram uma resposta.

Produtores rurais de Casa Branca não conseguem mais usar água da Lagoa do Aterradinho. — Foto: Ely Venâncio/EPTV

Produtores rurais de Casa Branca não conseguem mais usar água da Lagoa do Aterradinho. — Foto: Ely Venâncio/EPTV

Alternativas

Enquanto isso, o produtor rural Osvaldo Cardoso busca alternativas para manter os animais vivos. Ele abriu uma cacimba, de onde brota água, para conseguir matar a sede das galinhas e dos porcos.

“Eu pego a água no balde para elas [as galinhas] sobreviverem. Os meus porcos estão lá em cima, então, fica dificultoso. Preciso pegar o balde e colocar na carriola para levar para os porcos que estão lá em cima. Não tem mais aquela água que a gente podia bombear”, explica Cardoso.

Produtor rural de Casa Branca abriu uma cacimba para matar a sede das galinhas e dos porcos.  — Foto: Ely Venâncio/EPTV

Produtor rural de Casa Branca abriu uma cacimba para matar a sede das galinhas e dos porcos. — Foto: Ely Venâncio/EPTV

Sem água

Outros moradores também contabilizam prejuízos, como o produtor rural Francisco Pires, que viu seus peixes morrerem. Ele chegou a denunciar a situação para a Polícia Ambiental de São João da Boa Vista e Rio Claro (SP).

“Ele está usando 100% da vasão de água. Não está deixando nada para a gente, sendo que, no mínimo 30% tinha que deixar no vazante”, disse Pires.

Produtores rurais de Casa Branca não conseguem mais usar água da Lagoa do Aterradinho. — Foto: Ely Venâncio/EPTV

Produtores rurais de Casa Branca não conseguem mais usar água da Lagoa do Aterradinho. — Foto: Ely Venâncio/EPTV

Fiscalização

De acordo com a Polícia Ambiental, equipes estiveram no local para verificar os pontos de captação de água para irrigação, mas não encontraram irregularidades. Já o Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado informou que fez uma vistoria na Lagoa do Aterradinho e que o laudo deve ficar pronto na segunda-feira (5).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(19) 97 102-2464

Copyright (c) 2024 - 102esertaneja
Converse conosco pelo Whatsapp!