(19) 97 102-2464

NO AR

RODEIO 102

102esertaneja.com.br

Brasil

Rio Corumbataí está abaixo do nível normal e Rio Claro orienta população a economizar água

Publicada em 13/09/21 às 10:06h

por g1.com/saocarlos


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Local é responsável por 60% do abastecimento; Ribeirão Claro também está com menos da metade do volume esperado para esta época do ano.


O Rio Corumbataí, um dos principais que abastece a cidade de Rio Claro (SP), está com o nível abaixo do normal. O local é responsável por 60% do abastecimento da cidade.

O Ribeirão Claro, responsável pelos outros 40% do fornecimento, também está com menos da metade do volume de água que deveria para esta época do ano, segundo o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae)

O pedido das autoridades é para que os moradores economizem o máximo possível de água.

 

"Nós estamos em estado de alerta. A crise hídrica está instalada no estado de São Paulo inteiro, então não tem como a gente não falar em crise hídrica aqui em Rio Claro. O Brasil vive uma situação muito difícil e Rio Claro também não é diferente", disse o superintendente do Daae de Rio Claro, Osmar da Silva Júnior.

Preocupação

A falta de chuva está trazendo muitos reflexos negativos para a região. Queimadas, racionamento de água e a seca preocupam cada vez mais os munícipios do Estado de São Paulo.

O baixo nível de água no Rio Corumbataí é mais uma preocupação para Rio Claro. Ele é a principal fonte de abastecimento do município que tem mais de 206 mil habitantes.

De acordo com o superintendente do Daae, o rio é extremamente importante não só para a cidade, mas para toda a região. Outros municípios que estão com nível abaixo usam a capitação do Rio Corumbataí para abastecer toda a sua população.

"Nós estamos com uma vazão de 1.4 metros cúbicos por segundo. Uma situação normal, comparado a outros anos, era para gente estar com 3, 3.5 metros cúbicos por segundo. Comparando aqui na soleira, era para estarmos com um nível bem mais alto", contou o superintende.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(19) 97 102-2464

Copyright (c) 2024 - 102esertaneja
Converse conosco pelo Whatsapp!