O Programa de Qualificação de Boas Práticas, do Governo do Estado de São Paulo recebeu a inscrição de 170 municípios para a premiação, com a responsabilidade de atingirem as metas propostas, e dentre eles, Descalvado foi premiado pelas ações que promovem a prevenção, diagnóstico, vinculação e assistência e tratamento das pessoas vivendo com HIV/Aids e ISTs, demonstrando um compromisso excepcional com as ações propostas.
A criação desse programa tem o objetivo de fortalecer a gestão e a rede de HIV/AIDS e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) no Sistema Único de Saúde (SUS) de modo a aprimorar as ações de promoção, prevenção, diagnóstico, vinculação, assistência e tratamento das pessoas vivendo com HIV/Aids, para os municípios com Serviços Especializados em HIV/Aids, como uma das estratégias do Programa Estadual de IST/Aids.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a busca neste procedimento é sobretudo impulsionar uma melhoria contínua e sustentada na realização dos protocolos nas instituições de saúde e nos Programas Municipais.
Por meio do estímulo a Boas Práticas espera-se que os municípios aperfeiçoem seus processos de forma a produzir melhores resultados, melhor qualidade na atenção ofertada e, também, maior confiabilidade das informações e eficiência das atividades gerenciais.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Descalvado, Maria de Lourdes Santana e a técnica de enfermagem Joyce A. Couto estiveram representando o Município para a recepção do prêmio.