Mais de 120 produtores rurais e empresários do setor de leite e derivados, além de pecuaristas de São João da Boa Vista e região, participaram na terça-feira (6) do “Agro Conexões - Encontro Regional de Produtores de Leite e Derivados”, promovido pelo Sebrae-SP.
O evento, realizado no salão de eventos da Fazenda Cachoeira, teve como objetivo debater melhorias para a cadeia leiteira e fomentar o desenvolvimento do agronegócio regional.
A iniciativa contou com o apoio de diversas instituições, como a Associação Comercial e Empresarial (ACE São João), o Sindicato Rural Patronal de São João da Boa Vista, a Faesp/Senar, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), a Prefeitura de São João e a UniFEOB, entre outras.
O prefeito de São João da Boa Vista, Vanderlei Borges de Carvalho, enfatizou a importância do evento para o fortalecimento do setor leiteiro da cidade, ressaltando a relevância histórica do município, que já foi a segunda maior bacia leiteira do Estado de São Paulo. "São João tem um enorme potencial para se destacar no agronegócio novamente", afirmou o prefeito. O evento contou com a presença de especialistas como o engenheiro agrônomo da Cati, Valdo Prado Nunes, que falou sobre práticas sustentáveis para a produção de leite, como o pastejo rotacionado. Em seguida, o gestor de agronegócio do Sebrae-SP, Junio Correia, conduziu painéis sobre as necessidades do setor e estratégias para melhorar a produção e os resultados no campo.
“O encontro foi uma oportunidade única de ouvir diretamente os produtores, entender os desafios e discutir soluções práticas para o setor”, comentou Junio Correia. A ideia, segundo ele, é que o evento dê início à criação de um núcleo de trabalho para dar continuidade ao planejamento iniciado durante as discussões.
O líder de operação regional do Sebrae-SP, Sylvio Lucchesi, destacou o potencial do setor leiteiro como uma das maiores commodities do mundo, e sua importância tanto para a alimentação humana quanto animal.
"A cadeia leiteira gera emprego, desenvolvimento e renda para nossa região", completou.
Participantes como o produtor Nelson Mancini Nicolau ressaltaram que encontros como o Agro Conexões ajudam a fomentar novas ideias e soluções práticas para o setor.
"Esse tipo de evento traz um grande impacto para a economia local e nos permite trocar experiências que podem ser aplicadas diretamente na prática", afirmou Nelson.
O presidente da ACE São João, Cândido Alex Pandini, também reforçou a importância do evento, afirmando que a troca de experiências e a aprendizagem de boas práticas agregam valor aos produtos, fazendo com que o setor continue avançando.
Após o evento, foi realizado um sorteio de brindes e um almoço de confraternização. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica ao sistema de produção de leite em pasto rotacionado e irrigado no Sítio Macuco, em São João da Boa Vista, para conhecer de perto as práticas discutidas durante a conferência.